Guerra do Paraguai

Guerra que se tornou o maior conflito armado da história da América Latina. A Guerra do Paraguai envolveu argentinos, brasileiros e uruguaios contra os paraguaios. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza), na Argentina e Uruguai, e de Guerra Grande, no Paraguai.

De um lado estava o Paraguai do Ditador Francisco Solano Lopez. Do outro lado, a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.A Guerra do Paraguai foi causada pelo Ditador Solano Lopez. O líder paraguaio promoveu uma política ofensiva que quebrava a soberania territorial do Império Brasileiro e da Nação Argentina.

Antes da guerra iniciar-se, o Paraguai era o país mais prospero da América do Sul. No Paraguai havia um grande núcleo industrial fazendo do país uma potência econômica. Solano Lopez também fez com que a população paraguaia fosse bem instruída, o índice de analfabetismo era quase nulo.

Para que a economia paraguaia continuasse crescendo, Solano Lopez teria que conquistar uma saída para o Oceano Atlântico fazendo assim escoar a produção industrial. No entanto, para que isso acontecesse o ditador teria que conquistar territórios pertencentes a Argentina e Brasil.

Consciente que essa conquista só seria possível através de uma guerra, Solano Lopez montou um poderoso exército, transformando o Paraguai na mais forte potência militar da América do Sul.

O crescimento econômico do Paraguai não foi bem visto pela Inglaterra que tinha seus produtos desbancados pelos produtos paraguaios na América do Sul. os ingleses passaram a desejar a destruição econômica do Paraguai.

O Inicio da Guerra

Em 1864 ocorreu uma crise diplomática entre o Império Brasileiro e o Uruguai governado por Atanázio Aguirre. O Governo Brasileiro havia afastado Aguirre do poder, botando outro governante em seu lugar . Solano Lopez que era aliado de Aguirre, tentou mediar a paz entre os dois países, coisa que o Brasil recusou. Era o pretexto que Solano Lopez queria, o Ditador considerou a atitude brasileira uma ofensa e iniciou a Invasão do Brasil.

Em Novembro de 1864 sem qualquer declaração de guerra, os paraguaios aprisionaram o Navio Brasileiro Marquês de Olinda, saqueando todos os seus bens valiosos e incorporando tal navio á marinha paraguaia. No mês seguinte as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul afim de chegarem ao Uruguai e recolocar Aguirre novamente ao poder uruguaio.

A Formação da Tríplice Aliança

Antes de se infiltrar no Rio Grande do Sul, o Exército Paraguaio teve que passar pelo território argentino. O governante da Argentina, Mitre, não havia permitido a passagem das tropas de Solano Lopez pelo seu país. Por quebrar a neutralidade da Argentina, o Paraguai ganhou mais um inimigo. Os argentinos aliaram-se os brasileiros, em seguida foi a vez do Uruguai.

Venâncio Flores que tomou o poder uruguaio de Aguirre com a ajuda do Brasil, tratou logo de juntar-se aos brasileiros e argentinos na luta contra Solano Lopez. Em 1 de Maio de 1865 estes três países firmaram um acordo militar que deu origem a Tríplice Aliança.

O comando das Forças Aliadas Latina ficou com o General Mitre. Na busca de soldados para lutar na guerra, o Império Brasileiro criou a campanha Voluntários da Pátria. No entanto, poucas pessoas apresentaram-se para a tarefa. O Brasil então decidiu fazer o alistamento forçado. Muitos fazendeiros não querendo que seus filhos participassem da guerra, resolveram enviar escravos para lutarem. Milhares de escravos foram usados na guerra com a promessa de ganharem a liberdade após ao final do conflito.

Em Fevereiro de 1867, o brasileiro Duque de Caxias substituiu Mitre no comando supremo das tropas da Tríplice Aliança. Caxias decidiu fazer um grande ataque contra o Paraguai.

A Armada Imperial se encarregou de destruir a Fortaleza de Humaitá e o exército aliado fez um ataque em flanco em direção a Assunção.

Caxias fez suas últimas missões na guerra em Dezembro de 1868, estes combates ficaram conhecidos como Dezembradas. Duque de Caxias conseguiu inúmeras vitorias sobre o as tropas paraguaias do General Caballero.

o maior desses combates foi a Batalha do Avaí.Batalha do AvaíSolano Lopez não tinha mais o poderoso exército paraguaio que ele havia montado, muitos de seus soldados haviam morrido nas primeiras e grandes batalhas do conflito. Desesperadamente ele convocou a população civil paraguaia para defender o seu país.

Em 5 de Janeiro de 1869, a capital de Assunção foi conquistada. Solano Lopez não se deu por vencido e fugiu para o interior do país na tentativa de reorganizar a resistência paraguaia. Gaston de Orleans, mais conhecido como o Conde D’eu, que era casado com a filha de D Pedro II, ficou encarregado da caçada do líder paraguaio na Campanha das Cordilheiras.

Finalmente a Guerra do Paraguai chegava ao seu fim, no dia 1 de Março de 1870 Solano Lopez morreu em combate na região de Cerro Corá. Em 20 de junho de 1870, o Brasil assinou um tratado de paz com o Paraguai.

Considerações finais

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado do continente. Muitas pessoas morreram nos combates, a maioria paraguaios, inclusive civis. A historiografia tratava o Paraguai e Solano López como um mal a ser combatido, o que, em tese, justificava a guerra, mas o fato é que o Paraguai desejava apenas uma maior fatia do comércio internacional quando López começou a “incomodar” seus vizinhos.

O conflito serviu para que o Império Brasileiro conquistasse definitivamente a hegemonia comercial e militar na América do Sul, enquanto nossos vizinhos continuaram com a disputa democrática entre blancos e colorados, mesmo que isso não causasse mais um grande conflito.

A Inglaterra, que ajudou fornecendo armas e dinheiro aos países da Tríplice Aliança, talvez tenha sido a maior vencedora do conflito, já que financiou uma guerra sem participar da mesma e ainda por cima recebeu compensações futuras, além de ver seu objetivo completo.

Estima-se que cerca de 40% da população paraguaia tenha morrido nos combates, e o país nunca mais conseguiu erguer-se financeiramente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: