Imagens

Revoltas no período regencial – Farroupilha

Revoltas no período regencial - Farroupilha

Revolta de caráter separatista que ocorreu no Rio Grande de São Pedro (atual Rio Grande do Sul). Se diferencia das demais por ter tido um desfecho negociado, mais favorável aos revoltosos por ter sido liderada pela elite, formada pelos grandes proprietários de fazendas de gado gaúchos.

“Vá ficar em outro lugar !”

Charge da revolução de fevereiro de 1848, França.

E a revolução pegou fogo!

E a revolução pegou fogo!

Revolucionários ateando fogo ao trono ao pé da Coluna de Julho, 1848. Contexto: A população francesa já havia enfrentado, após a Revolução Francesa, uma revolta em Fevereiro de 1848, responsável por destituir o “rei burguês” Luís Filipe d’Orleans, dando fim à monarquia de Julho e instaurando a Segunda República Francesa. Entretanto, após um golpe de estado por Luís Bonaparte, conhecido como “O Outro 18 de Brumário”, Bonaparte instaurou o Segundo Império Francês e proclamou-se Napoleão III. No governo de Napoleão III, a França envolveu-se em atritos constantes com a Prússia, relacionados à sucessão espanhola (veja Guerra franco-prussiana). Com um telegrama falsificado por Otto Von Bismarck, extremamente ofensivo ao povo francês, Napoleão III declarou guerra à Prússia.

No entanto, o exército prussiano estava mais bem preparado, vencendo facilmente os franceses. O imperador francês foi feito prisioneiro em Sedan. Com isso, foi proclamada a Terceira República Francesa legitimando um governo provisório de defesa nacional para o qual Louis Adolphe Thiers foi eleito presidente.

Etiquetado , , ,